Usina Teles Pires - 1.820 MW

Usina Teles Pires - 1.820 MW
Em operação comercial desde o 2º semestre de 2015, a UHE Teles Pires está localizada na divisa dos municípios de Paranaita (MT) e Jacareacanga (PA), na área denominada Cachoeira Sete Quedas, e tem capacidade instalada de 1.820 MW, energia suficiente para abastecer até 2,7 milhões de famílias.

Erguido em tempo recorde (41 meses) à beira do Rio Teles Pires, afluente do Rio Tapajós, no meio da selva amazônica, o empreendimento também se destacou pelo respeito à fauna e à flora. A usina é considerada um modelo na categoria “Desenvolvimento Sustentável”, pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra). Concedido, em 2014, por meio do Prêmio Socioambiental Chico Mendes, que confere Selo Verde na categoria Gestão Socioambiental Responsável, o selo certifica que o processo produtivo da empresa atende a um conjunto de normas que possibilita o menor impacto ambiental em relação a outros projetos semelhantes.

Formada pelo Grupo Neoenergia (51%), FURNAS (24,5%) e Eletrosul (24,5%), a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) é o consórcio responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Teles Pires (UHE Teles Pires).
 

DADOS TÉCNICOS:Usina Teles Pires - 1.820 MW

Reservatorio
Área inundada: 95 km2

Unidades Geradoras
Quantidade: 05

Turbinas
Tipo Francis

Potencia Instalada Mínima
1.820 MW

Energia Assegurada
915,4 MW médios

Linha de Transmissão
LT em 500 KV UHE Teles Pires – SE Coletora Norte, CD de 7,5 KM