Mudanças climáticas


GHG ProtocolFURNAS realiza uma série de ações de adaptação às mudanças climáticas alinhadas com as melhores práticas de mercado. A empresa é membro fundador do programa brasileiro Greenhouse Gas Protocol, criado em 2008. O GHG Protocol foi desenvolvido pelo World Resources Institute (WRI) para que as empresas efetuem a medição e a gestão das emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio de metodologia internacional. 

Em 2017, o inventário de FURNAS recebeu pelo quinto ano consecutivo o Selo Ouro, que qualifica empresas com inventários completos de emissão de GEE e verificados por organismos acreditados pelo Inmetro.

GHG Protocol

FURNAS também aderiu à Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudanças Climáticas, alcançando metas como a redução de 3% do consumo de energia elétrica em 2015 e de 1%, em 2016. Também em 2015, a empresa aumentou em 6% o uso de combustíveis renováveis e adotou o gás natural como combustível nas termelétricas Santa Cruz e Campos em substituição ao óleo diesel. Aumentou, ainda, em 21% a utilização de combustível renovável (etanol) na frota de veículos e diminuiu em 5% o consumo de energia elétrica no elétrica do Escritório Central, sede da empresa no Rio de Janeiro. 


Sistema de Comércio de Emissões (SCE)

Desde 2013, FURNAS participa do Sistema de Comércio de Emissões da Plataforma Empresas Pelo Clima (EPC), iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP.

O Sistema estabelece um simulado de mercado de carbono para engajar empresas brasileiras no debate relacionado às mudanças climáticas, na gestão de emissões de GEE e na proposição de políticas públicas. 

Em 2016, FURNAS participou ativamente das discussões sobre adaptação às mudanças climáticas na EPC, proporcionando a criação de uma força tarefa entre as empresas do Grupo Eletrobras para tratar do tema. 

A companhia também participa da Câmara Temática de Energia e Mudança Climática do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que busca possibilidades de avanço no tratamento do assunto.