Manual de Compliance

 

Em 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) deu início ao trabalho de avaliação da integridade em empresas estatais, com a escolha de FURNAS, junto a outras três empresas, para participação em um projeto-piloto. Em sequência, a CGU emitiu o Relatório de Integridade nº 201504023, com sugestões de melhorias para aprimorar o sistema de integridade da empresa. Tais sugestões estão no Plano de Implantação do Sistema de Integridade de Furnas.

Assim, para atender às sugestões de melhorias propostas pela Controladoria, FURNAS elaborou o Plano de Ação Global de Integridade Corporativa (PAGIC), consolidado na sinergia entre as ações das áreas da empresa e as ações resultantes do trabalho a ser desenvolvido pela consultoria especializada, contratada em outubro de 2016, para a implantação do Programa de Integridade Corporativa.

No ano de 2017, foram realizadas diversas ações para implantação do programa, em alinhamento às diretrizes da Eletrobras, com destaque para : elaboração do Mapa de Riscos de Compliance, Mapa de Relacionamento com o Setor Público, Plano de Comunicação, Política de Conflito de Interesses, Política de Integridade e Plano de Treinamento Trianual.

Vale lembrar que o Programa de Compliance se desenvolve de modo contínuo, sendo necessário o monitoramento, a revisão e o aprimoramento periódico para consolidação da cultura de integridade, visando alcançar níveis de maturidade capazes de elevar os indicadores de conformidade, agregando maior valor à imagem consolidada de FURNAS no mercado nacional e internacional.


Manual de Compliance